- Área: 350 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Tobias Colz
-
Fabricantes: Acor, GIRA, Keuco, Mutina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2013, os arquitetos da Smartvoll venceram o concurso internacional para reformar o loft do edifício histórico Panzerhalle. O projeto chama atenção por uma dramaturgia específica e espacial. Em 350 metros quadrados e dois pavimentos, a ideia clássica de um "loft" é notável, mas ela é reinterpretada em muitos aspectos. "Eu nunca mexo com a fachada, não vivo lá", disse Adolf Loos. Assim como Loos se preocupou com as definições de espaço, a Smartvoll faz o mesmo, mais de 100 anos depois. Há um foco especial nos materiais e no que é tecnologicamente possível. A arquitetura acontece por dentro. O conceito dos ambientes e dos materiais tem um papel central no projeto e o concreto é um dos materiais mais importantes que moldam o espaço interno.
"Queríamos revitalizar o charme original do espaço. A magnanimidade e a experiência espacial dos dois andares foram uma prioridade do projeto. Em todas as dimensões."
O espaço não está apenas sendo preservado, mas também sendo enriquecido por qualidades completamente novas. Para garantir uma iluminação consistente em todos os lugares, a Smartvoll decidiu abandonar o formato típico de galerias e basicamente deixar livre a janela alta em fita. Quarto, banheiro e quarto de hóspedes estão distribuídos pelo espaço, como corpos separados. O epicentro do lugar é a cozinha - um bloco de sete metros de comprimento. A composição é finalizada por uma escultura de concreto, ou uma escada escultural, a qual não só se abre para todos os quartos, mas também parece estar os carregando.
"Através da escada escultural que atravessa os quartos, você não vê o caminho entre os andares como uma conexão vertical e funcional, mas sim como uma experiência espacial."
A propósito, a escultura divide a sala, cria um telhado sobre a cozinha, recessos e elevações e, portanto, permite que você permaneça em movimento - e veja tudo de todos os lugares. O mesmo se aplica ao chuveiro de vidro, que surge de um bloco totalmente envidraçado a uma altura de cinco metros. Uma decoração no estilo James Bond pode ser encontrada por todos os lados. O maior destaque, embora esteja um pouco oculto, é a área de bem-estar e a lareira.
As escadas são uma arquitetura dentro da arquitetura. Moldada no local, sua engenharia foi levada ao limite em todos os aspectos. Um objeto delicado com dimensões mínimas, mas com um enorme impacto espacial. Algo que não permite concorrência: além do concreto, apenas materiais sutis e semi-transparentes estão sendo usados, como o Profilit para separar a área de hóspedes, cortinas para o quarto, ou móveis integrados, como uma prateleira de aço suspensa. O mobiliário parece estar integrado na construção. Uma imagem inalterável, que celebra apenas o espaço livre.
"As conexões espaciais e visuais são mantidas intactas e o ambiente não está sendo cortado em diferentes espaços, mas pode ser vivenciado perfeitamente or completo em sua impressionante altura de oito metros."
No nível inferior, o ambiente está conectado a duas varandas. No entanto, até mesmo esta fachada se alinha com os apoios da escada escultural de concreto no plano inclinado; as varandas parecem alcovas adicionais do conceito geral. Elas possuem um jardim zen contemplativo, com um gramado, uma árvore de jasmim e um clássico terraço para relaxar.